O programa é igual para todos! Mas será que todos o conhecem bem?
Situação Inicial: Como se abordam e evoluem os temas matemáticos nas novas AE de Matemática?
Consulte as novas AE de Matemática e identifique:
- Como evolui a abordagem do tópico Álgebra - Expressões e relações / Relações numéricas e algébricas ao longo do 1.º e 2.º ciclos? (sugestão: construa uma tabela por anos de escolaridade que evidencie a evolução)
Produto
A seguir apresenta-se o link do documento Drive onde se encontra a análise realizada em aula pelo meu grupo sobre a evolução do tema Álgebra.

Reflexão
A realização desta tarefa, para além de nos colocar em contacto com as Aprendizagens Essenciais de Matemática dos 1.º e 2.º ciclos, permitiu uma breve análise das mesmas, já que se tratam de documentos essenciais à nossa formação e fulcrais ao nosso futuro enquanto professores de Matemática. Neste sentido, ficando cada grupo de trabalho responsável por analisar a progressão de um determinado tema desta área do saber para depois apresentar à turma as suas conclusões, coube ao meu grupo analisar o tema da Álgebra.

Assim, algo que se verifica logo à partida, e que é comum a todos os temas patentes nesta área é a existência do currículo em espiral, isto é, a evolução de cada tópico de aprendizagem em relação à progressão nos anos de escolaridade. Ao nível da Álgebra, verifica-se também uma semelhança nos subtópicos e nos objetivos de aprendizagem. A título exemplificativo, no subtópico Igualdades Aritméticas, no 1.º ciclo, existe uma evolução na abordagem das diferentes operações: no 1.º ano apenas é trabalhada a adição; no 2º acrescenta-se a subtração; no 3.º introduz-se a multiplicação; e, somente no 4.º ano, junta-se a divisão. Desta forma, verifica-se que o currículo está efetuado numa perspetiva de complexificação dos conteúdos, sendo necessário que os alunos apreendam e consolidem os conteúdos nos anos anteriores para que possuam as bases necessárias à introdução de novos conhecimentos nos anos seguintes. Passando para o 2.º ciclo, verifica-se que existe uma abordagem mais específica aos aspetos trabalhados no 1.º ciclo, já que as "Expressões Numéricas", que eram um dos subtópicos do 1.º ciclo, tornam-se um dos tópicos de aprendizagem do 2.º ciclo, abarcando diversos subtópicos novos.
Deste modo, comprova-se a evolução do currículo ao longos dos anos de escolaridade obrigatória, realçando-se a importância de o professor ter noção destes documentos para que possa verificar os conhecimentos que os alunos devem possuir no final de cada ano de escolaridade em cada tema. Assim, os programas curriculares encaixam no currículo apresentado aos professores para que depois este possa ser moldado pelo mesmo durante as suas práticas interventivas.